Localização: Pinhal do concelho, junto ao Bairro de S. João, em Alcácer do Sal
Atendimento: por marcação, através do telefone 265 610 040/ 265 247 018 ou pelo endereço de e-mail gabinete.veterinario@m-alcacerdosal.pt
Venha ao Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Alcácer do Sal e adote um companheiro!
Todo o animal destinado a ser cedido pelo Centro de Recolha será entregue ao novo dono após o preenchimento de um termo de responsabilidade onde conste a sua identificação e morada completa, bem como as disposições legais que o responsabilizam pela posse/ detenção de um animal de companhia. Deve trazer consigo o Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão.
Os animais adotados só serão entregues depois de vacinados contra a raiva, quando obrigatória tal vacinação, e mediante o pagamento da respetiva taxa. Os animais serão ainda identificados por método eletrónico, designadamente através da colocação de um microchip por parte dos serviços do Gabinete Veterinário, se este ainda não possuir tal tipo de identificação.
Para mais informações, contacte o Gabinete Veterinário da Câmara Municipal através do telefone 265 610 040/ 265 247 018 ou do e-mail gabinete.veterinario@m-alcacerdosal.pt.
» Veja aqui os animais que estão para adoção
A vacinação é obrigatória para todos os cães a partir dos três meses. Respeite o calendário de vacinação antirrábica e solicite a licença após a vacinação na Junta de Freguesia da sua área de residência.
Horário de vacinação: terças-feiras, das 10h às 12h, no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Alcácer do Sal (pinhal do concelho)
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal procede à recolha de animais que se encontrem abandonados ou perdidos na via pública, que estejam sujeitos a condições onde não se verifiquem os parâmetros mínimos do bem-estar animal, ou a pedido das autoridades competentes.
Os cães recolhidos permanecem no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Alcácer do Sal, localizado no pinhal do concelho, por um período mínimo de oito dias. Estes animais podem ser devolvidos aos seus donos depois de submetidos às ações de profilaxia obrigatórias (se estiverem em falta) e após o pagamento das respetivas despesas.
Caso não se verifique a reclamação dos animais, a Câmara Municipal pode ceder os animais para adoção a particulares ou a entidades públicas ou privadas que demonstrem possuir os meios necessários ao seu digno tratamento.
É da competência da Câmara Municipal de Alcácer do Sal a recolha e destruição de cadáveres de cães e gatos, nomeadamente atropelados na via pública. Esta ação poderá ser solicitada ao Gabinete Veterinário ou aos Serviços de Proteção Civil, através do telefone 265 610 040 ou 265 247 018, sendo que a mesma implica o pagamento das respetivas taxas.
Os cadáveres dos animais serão devidamente acondicionados e posteriormente recolhidos por uma empresa especializada que acautelará a sua correta destruição.
Em relação à recolha de cadáveres de animais de espécies pecuárias nas explorações pecuárias, esta não é responsabilidade da Câmara Municipal. O SIRCA (Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração) foi criado no sentido de se proceder à recolha dos animais, em tempo útil, e permitir efetuar a despistagem obrigatória de eventuais encefalopatias espongiformes transmissíveis, em conformidade com o disposto no Regulamento (CE) n.º 1069/2009 que estabelece as regras sanitárias relativas aos subprodutos animais não destinados ao consumo humano, nomeadamente as que decorrem da interdição, em geral, do enterramento dos animais mortos na exploração. A recolha de cadáveres é desencadeada pela comunicação telefónica do detentor do animal morto para o Centro de Atendimento Telefónico do SIRCA, em funcionamento todos os dias entre as 8h e as 20h (contactos: Bovinos e Equídeos, telefone: 217 541 270; Ovinos e Caprinos, telefones: 256 872 000/ 284 327 402; Suínos, telefone:243 720 020).
Proceder ao alojamento obrigatório de animais em sequestro sanitário ou alojamento resultante de recolhas compulsivas determinadas pelas autoridades competentes.
A eutanásia de animais entregues voluntariamente para abate imediato no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Alcácer do Sal – CROACAS só é efetuada quando a situação clínica do animal ponha em causa de forma grave e permanente a sua saúde e bem-estar, ou nos casos em que o animal seja possuidor de uma doença ou lesão grave, manifestamente incurável e que pressuponha sofrimento.
O CROACAS só aceita entregas voluntárias de animais para abate imediato mediante o pagamento da respetiva taxa e após o preenchimento pelo dono ou detentor de um termo de responsabilidade.
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal pode celebrar acordos de cooperação com entidades externas, nomeadamente associações zoófilas e outras legalmente constituídas, com vista a promover a adoção, o controlo da população animal no Município, o controlo e prevenção de zoonoses e a desenvolver projetos no âmbito do bem-estar animal e saúde pública.
IMPORTANTE: o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Alcácer do Sal não tem serviço de consultas externas