Documentário sobre o mosaico encontrado no Porto da Lama recebe nove seleções oficiais para exibições em sete diferentes países
Updated on 22/10/2024O documentário “A Villa dos Centauros”, que retrata a descoberta do mosaico encontrado no Porto da Lama, em Santa Catarina, e a sua importância histórica, já recebeu nove seleções oficiais para exibições do filme na Áustria, Índia, Espanha, Turquia, Espanha, Itália e Estados Unidos. O filme recebeu menção honrosa no Monza Film Fest e é finalista do International Göbeklitepe Film Festival, que decorre de 24 a 27 de outubro em Şanlıurfa, Turquia. O documentário tem sido referido em várias notícias a nível nacional e internacional.
Realizado por Raul Losada, o filme esteve em destaque na XVI Conference of the Association Internationale pour l’Étude de la Mosaïque Antique, que decorreu na Academia de Ciências em Sófia, Bulgária. Em outubro, o documentário esteve presente na seleção oficial de importantes festivais internacionais de documentário arqueológico:
▪️ Foça International Archaeology and Cultural Heritage Film Days na Turquia
▪️ RAM film festival. Archeologia – Memorie
▪️ Rovereto, Itália
▪️ Arkhaios Cultural Heritage and Archaeology Film Festival, Estados Unidos da América
▪️ Festival della Comunicazione e del Cinema Archeologico, Licodia Eubea, Catania Itália
De 24 a 27 de outubro, a película será exibida como finalista no Göbeklitepe International Film Festival, na Turquia, e em novembro na 24.ª edição do prestigiado Festival Internacional de Cinema Arqueológico do Bidasoa, em Irun, Espanha.
SINOPSE
“A Villa dos Centauros” foi realizado por Raul Losada no decorrer dos trabalhos arqueológicos no sítio de Porto da Lama, onde foram descobertos os três paineis de mosaicos romanos únicos, obras de arte da cultura romana em Portugal, sendo os primeiros a ser escavados no concelho de Alcácer do Sal.
O documentário, com a duração de 25 minutos, narrado por Zé Valdeira e recriação arqueológica 3D de César Figueiredo, conta com os depoimentos de Margarida Figueiredo, arqueóloga e antropóloga responsável pela escavação do sítio arqueológico, Marisol Ferreira, arqueóloga do município de Alcácer do Sal, Ana Patrícia Magalhães, arqueóloga que estuda a presença romana no Baixo Sado e Cátia Mourão, Historiadora de Arte e especialista em mosaico romano. Esta fabulosa descoberta e todos os dados arqueológicos recolhidos durante as escavações foram o impulso para a produção de um documentário, com o objetivo da sua importante divulgação nacional e internacional.