Comissão Municipal de Proteçaõ Civil reuniu hoje nos Paços do Concelho
Updated on 30/05/2023O salão nobre dos Paços do Concelho, recebeu na manhã de hoje (30 de maio 2023), a reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Alcácer do Sal que, a par da aprovação da desativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, no âmbito da Pandemia por SARS -CoV-2, também debateu o estado das vias rodoviárias do concelho.
Foram dados a conhecer, por Igor Afonso, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, dados relevantes sobre o número de acidentes verificados nas estradas do concelho, de 2018 a maio de 2023. De 1 de janeiro a 30 de maio do presente ano, os 18 acidentes registados no território ocorreram em estradas da Infraestruturas de Portugal (IP), tendo resultado em três vítimas mortais.
Voltou a ser referido o mau estado da EN253 e de alguns troços do IC1 que, sem as obras necessárias e urgentes (já por tantas vezes exigidas pelo executivo municipal), continuam a oferecer riscos graves para os automobilistas.
Também o fenómeno crescente de tráfico de seres humanos e as condições de alojamento deficitárias, que podem resultar em graves problemas de saúde pública, foram trazidas para debate. A preocupação com este problema foi manifestada por todas as entidades presentes, tendo sido acompanhada por alguns testemunhos que corroboram esta realidade.
O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, informou todos os presentes que continua a envidar esforços junto do Governo e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no sentido de avançar com o desassoreamento do Rio Sado. Para o efeito, será firmado um protocolo com a APA, de forma a que possam ser assegurados os trabalhos técnicos adequados a esta exigente operação de limpeza.
Na reunião, onde se debateram para além destes, outros temas de interesse no contexto da comissão, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, o vereador Manuel Vítor de Jesus, o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Igor Afonso, e representantes de entidades que integram a respetiva Comissão: Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, GNR (Alcácer, Torrão e Comporta), Capitania do Porto de Setúbal, Autoridade de Saúde, Centro de Saúde, e União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana.