CIMAL recebeu a Secretária de Estado da Mobilidade
Updated on 21/02/2025No passado dia 19 de fevereiro de 2025, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) recebeu em Grândola a Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, para uma reunião, onde foi apresentada a atividade desenvolvida pela CIMAL na área da mobilidade e detalhada uma série de projetos que dependem da aprovação e do apoio governamental para dotar a região de um sistema de transportes coletivos que sirva eficazmente a população.
Neste encontro, liderado por Vítor Proença (presidente da CIMAL e da Câmara Municipal de Alcácer do Sal), voltou a estar em cima da mesa a necessidade urgente de reparação do troço do IC1 entre Palma e Alcácer do Sal e da Estrada Nacional 253 entre a Comporta e Alcácer do Sal. Em relação à ferrovia, foi reforçada a necessidade de se retomar o serviço regional de passageiros da CP na linha do Sul, servindo os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Odemira, com ligação a Santiago do Cacém e Sines.
Quanto ao futuro, salientou-se a criação de quatro novos interfaces de transportes públicos de passageiros e a renovação da estrutura existente em Alcácer do Sal com recurso a verbas do Fundo da Transição Justa, que deverá servir também de financiamento para a aquisição de autocarros elétricos. Outra aspiração entre as exigências da CIMAL junto do Governo Central é a redução do custo da travessia fluvial do rio Sado entre Troia e Setúbal.
Na reunião, a governante e a sua comitiva ficaram ainda a conhecer a redução dos preços dos passes para 20 euros desde o início deste ano, para lá da gratuitidade anteriormente atribuída aos títulos de transporte de estudantes e antigos combatentes, e a gratuitidade do transporte rodoviário coletivo para praias da região nos meses de julho e agosto.
(Foto: CIMAL)