Cerimónia de atribuição do nome Professor Doutor Henrique Bicha Castelo à Biblioteca Municipal
Updated on 25/06/2025Decorreu durante a manhã de ontem (24 de junho), no átrio da Biblioteca Municipal, em Alcácer do Sal, a cerimónia de atribuição do nome do Professor Doutor Henrique Bicha Castelo, a título póstumo, a este equipamento municipal.
No dia em que o concelho celebrou o seu dia, e em que se cantámos os parabéns à Biblioteca por ocasião do seu 30.º aniversário, homenageámos publicamente o médico-cirurgião e professor universitário natural de Alcácer do Sal.
O convite foi feito chegar a todos os que se quiseram associar ao Município neste momento de homenagem ao ilustre alcacerense.
O evento, em que participaram as bandas da SFAVA (Calceteira) e SFPMG (Pazôa), o Coral Almira de Alcácer do Sal e as Paróquias de Alcácer do Sal, contou com um espaço de intervenções em que foram convidados a usar da palavra os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Vítor Proença e Vítor Palmela Fidalgo, a viúva do saudoso médico alcacerense, Rita Bicha Castelo, e uma das três filhas do homenageado, Isabel Bicha Castelo (tendo estado também presentes Ana Teresa e Sofia).
O Professor Doutor Henrique Bicha Castelo, nascido em Alcácer do Sal, em 1943, foi uma figura ímpar na área da Saúde.
Especialista de Cirurgia Geral desde 1978, chefe de serviço, diretor do Departamento de Cirurgia de Santa Maria durante 22 anos.
Professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em 1988 e da qual foi subdiretor, e diretor da Clínica Universitária de Cirurgia Geral, Henrique Bicha Castelo é reconhecido como um mestre de várias gerações de cirurgiões.
Presidiu à Sociedade Portuguesa de Cirurgia e foi também Fellow do American College of Surgeons e do Royal College of Surgeons of London.
Foi distinguido em 2011 com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.
Reconhecimento da excelência das suas mais de quatro décadas de carreira, iniciada em 1969 no Internato Geral do Hospital de Santa Maria.
Formado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), foi no campus de Santa Maria que se dedicou aos doentes e à ciência, até fevereiro de 2013, data da sua jubilação.
Em 2024, passou a dar nome à sala de reuniões do Departamento de Cirurgia da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM), numa homenagem prestada pelos seus colaboradores mais próximos.
Na cerimónia, o presidente do conselho de administração reconheceria a sua importância na história da instituição, convidando-o a ser o futuro provedor do utente da Unidade Local de Saúde de Santa Maria.
A Câmara Municipal aprovou, no dia 23 de janeiro de 2025, por unanimidade, um voto de condolências pelo falecimento deste ilustre filho da terra, que havia sido agraciado, em 2008, com a Medalha de Mérito Municipal.