Centro de Competências do Pinheiro-Manso e Pinhão trazem secretário de Estado das Florestas a Alcácer
Updated on 22/11/2024Reuniu, com o apoio do Município de Alcácer do Sal, durante a manhã de hoje (22 de novembro de 2024), no auditório da Biblioteca Municipal, o Conselho Geral do Centro de Competências do Pinheiro-Manso e Pinhão (CCPMP).
A sessão de abertura desta 8.ª reunião contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, e do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
O secretário de Estado referiu “a importância de falar com os diferentes interlocutores e intervenientes do setor”, sublinhando “as dificuldades sentidas a diversos níveis, nomeadamente das alterações climáticas ou das doenças da pinha e pinhão”.
Perante uma plateia preenchida por produtores, investigadores e interessados pelo tema, Pedro Silveira, coordenador da equipa do CCPMP, e Carla Nogueira, da sua equipa, expuseram os aspetos mais relevantes deste projeto, seguindo-se a apresentação do plano de comunicação, por Inês Rodrigues, da empresa Histórias d`Alguém. A designação da equipa de coordenação do projeto para o triénio 2024/2026 e uma sessão de debate entre os participantes, encerrou o primeiro painel.
Na segunda parte da manhã, decorreu a apresentação e discussão de o tema “5 minutos do investigador.
O dia encerrou com uma sessão de demonstração, em colaboração com o ICNF, subordinada ao tema “A importância da produção de plantas certificadas de pinheiro-manso”, nos viveiros da Mata de Valverde, em Alcácer do Sal.