Festival de Folclore da Ribeira do Sado foi a grande festa das tradições portuguesas
Updated on 06/07/2026
Uma grande comemoração das tradições do povo português, de norte a sul do País. Foi assim o XXXVI Festival de Folclore da Ribeira do Sado, que Alcácer do Sal recebeu, na noite de sábado. Ao palco subiram cinco ranchos folclóricos, que deram a conhecer os usos e costumes de outros tempos e diferentes paragens, numa verdadeira lição de identidade e história, que também mostrou as modas e os trajes antigos, a alegria e os saberes do nosso passado comum.
O largo Luís de Camões encheu-se de público entusiasta, que vibrou com as danças e os cantares que fazem parte da etnografia nacional, herança e orgulho de todos nós.
Participaram neste festival, verdadeiro espaço de intercâmbio cultural, o Rancho Folclórico de Alcácer do Sal, anfitrião e organizador; o Grupo Típico de Cadima (Cantanhede); o Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere (Lagos); o Rancho Típico de Pombal e o Rancho Folclórico S. Miguel do Milharado (Mafra).
A festa tinha começado pelas 17 horas, com receção na Câmara Municipal de Alcácer do Sal, durante a qual, o executivo permanente, pelas vozes da presidente, Clarisse Campos, e do vice-presidente, António Grilo, reafirmou o seu forte compromisso com o Rancho Folclórico de Alcácer do Sal, apoiando esta associação na preservação das tradições que constituem a memória dos alcacerenses, que moldou as gentes que somos hoje.
A presidente saudou os “resistentes” na promoção e defesa da nossa cultura popular e referiu a importância de levar o folclore a outros públicos, encontrando estratégias para cativar os jovens para esta atividade, afirmando que o nosso rancho pode contar com o Município para esse trabalho.
Para casa, os ranchos visitantes levaram produtos típicos do nosso concelho e um livro sobre As Cantadeiras das Aldeias, para ficarem a conhecer melhor as nossas tradições.
O XXXVI Festival de Folclore da Ribeira do Sado contou com a apoio financeiro e logístico do Município e das juntas de freguesia de Santiago e Santa Maria do Castelo.