III Encontro de Arqueologia de Alcácer do Sal
Updated on 08/05/2026
O III Encontro de Arqueologia de Alcácer do Sal já tem data marcada: 30 de maio. No período da manhã, entre as 9h30 e as 13h, vão realizar-se várias palestras no Auditório Municipal da cidade. A partir das 15h30, os participantes vão visitar a estação arqueológica de Santa Catarina de Sítimos.
Este encontro é organizado pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal em parceria com a Universidade de Évora, o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Programa
9h30 – Sessão de boas-vindas e de abertura pela Presidente Clarisse Campos
9h50 – Apresentação do moderador Dr. André Carneiro (Professor Doutor na Universidade de Évora e Arqueólogo da Câmara Municipal de Fronteira)
10h – “À deriva das alterações climáticas… Identificação e gestão de riscos para a salvaguarda do Património Cultural de Alcácer do Sal”, por Teresa Reis e Carla Coelho (Laboratório HERCULES, Laboratório Associado IN2PAST, Universidade de Évora, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro – Brasil)
10h25 – “A vida e a morte nas margens do rio Sado – o caso dos concheiros mesolíticos de Alcácer do Sal e os dados do projeto SADO-MESO”, por Mariana Diniz (UNIARQ – Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
10h50 – “Projeto SITIMUS: Os trabalhos arqueológicos de 2024-2025 na Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos”, por Ana Patrícia Magalhães (Arqueóloga e Investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra) e Sónia Bombico (Arqueóloga e Investigadora do CIDEHUS da Universidade de Évora)
11h15 – Coffee break
11h45 – “Entre a produção e a morte: resultados preliminares da escavação arqueológica no sítio da Parvoíce (Alcácer do Sal / Salacia Urbs Imperatoria)”, por Paula Pereira (ERA – Arqueologia S.A), Camila Lacueva (ERA – Arqueologia S.A), Cheila Ribeiro (ERA – Arqueologia S.A), Sofia Nogueira (ERA – Arqueologia S.A), Lucy Shaw Evangelista (CIAS – Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, ICAreHb – Interdisciplinary Center for Archaeology and the Evolution of Human Behaviour), Tiago Nunes (ERA – Arqueologia S.A)
12h10 – “Contributos para a identificação de sítios arqueológicos no território de Alcácer do Sal com base nos dados LiDAR da DGT: potencial e limitações”, por Tiago do Pereiro (ERA – Arqueologia S.A. e UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade De Lisboa), Paula Pereira (ERA – Arqueologia S.A.), João Fonte (ERA – Arqueologia S.A.), Vanessa Antunes (ICArEHB), Gabriel Samsoniuk (ERA – Arqueologia S.A.)
12h35 – Discussão/ Perguntas
13h – 15h30 – Almoço
15h30 – Visita guiada à Estação Arqueológica de Santa Catarina de Sítimos