Federação das Coletividades do Distrito homenageia associativismo alcacerense
Updated on 27/01/2026
Alcácer do Sal recebeu as comemorações do 23.º aniversário da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal (FCDS), numa iniciativa que reuniu reflexão associativa, momentos solenes e programação cultural. “O associativismo é fundamental para unir as pessoas, valorizar a nossa cultura e fortalecer a comunidade”, destacou a presidente do Município, Clarisse Campos, elogiando as coletividades como casas sempre de portas abertas que a todos acolhem, são locais de encontro, convívio e formação artística.
As atividades decorreram na sede da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer e contaram com a presença de dirigentes associativos, entidades institucionais e público, sublinhando a importância do movimento associativo no desenvolvimento social e cultural do território.
A sessão solene comemorativa constituiu um dos momentos centrais do dia e incluiu a atribuição de galardões e distinções associativas, bem como a evocação de figuras e entidades com contributos relevantes para a vida associativa e cultural. Foram distinguidos José Fernando Castro Mateus, António Alírio Soares da Mota, Carlos Alberto Ribeiro Cardoso, Joaquim Manuel Valador Baliza, Hélder Jesus, Manuel Gomes, António José Serra Carqueijeiro, Joaquim do Carmo Pisco Marrafa, Jéssica Sofia Brás de Pina, a Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer, a Junta de Freguesia de Santiago, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e Anabela Claro Rito.
Estiveram presentes, para além da presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, o presidente da Assembleia Municipal, Gabriel Geraldo, o vereador Mário Caixas e o presidente da Junta de Freguesia de Santiago, Duarte Dimas.
#alcacerdosal #alentejo #alcacernoticias