Cimal assinou protocolos RecolhaBio 2025
Updated on 17/12/2025
A presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Clarisse Campos, representou a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) na recente assinatura dos protocolos do Programa RecolhaBio 2025, numa cerimónia realizada em Lisboa. A sessão contou também com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho e de representantes de outras comunidades intermunicipais. A CIMAL participa no Programa RecolhaBio enquanto entidade parceira a nível regional, assegurando a articulação entre os municípios do seu território e o Fundo Ambiental, bem como o acompanhamento e a implementação das medidas de reforço da recolha seletiva de biorresíduos no Alentejo Litoral.
O Programa RecolhaBio dispõe de um financiamento total de 27 milhões de euros, assegurado pelo Fundo Ambiental, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva de biorresíduos e reduzir a quantidade de resíduos urbanos encaminhados para aterro, algo que já está em funcionamento em alguns bairros periféricos da nossa cidade e junto dos restaurantes locais.
Com estes protocolos, pretende-se aumentar a capacidade dos municípios para desviar biorresíduos na origem, apostando na separação adequada e na sua valorização, seja através da compostagem, seja por outras soluções de tratamento.