Alcácer do Sal assinalou 107.º aniversário do Armistício da I Grande Guerra
Updated on 10/11/2025
Alcácer do Sal assinalou, no passado sábado (dia 8 de novembro de 2025), o 107.º aniversário do Armistício da I Grande Guerra (1914-1918), numa cerimónia evocativa organizada pela Liga dos Combatentes – Núcleo de Alcácer do Sal.
Estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Clarisse Campos, o presidente da Assembleia Municipal, Gabriel Geraldo, e elementos dos executivos das juntas de freguesia de Santa Maria do Castelo, Santiago e Comporta.
As homenagens, que tiveram lugar junto ao Memorial aos Combatentes, na Avenida dos Aviadores, contemplaram a deposição de uma coroa de flores no monumento e um minuto de silêncio em honra dos combatentes que serviram Portugal durante o conflito. O momento incluiu ainda os tradicionais toques militares, executados por clarim, que sublinharam o carácter solene da cerimónia.
A iniciativa teve como propósito perpetuar a memória dos que, com coragem e sentido de dever, participaram num dos mais marcantes acontecimentos da história mundial contemporânea.
Amanhã (11 de novembro), o Jardim de São Francisco, no Torrão, acolhe homenagem similar para assinalar a mesma efeméride. Está agendada para as 10h30 a concentração junto ao memorial dos combatentes; às 10h45 será colocada uma coroa de flores no monumento, seguida de um minuto de silêncio em homenagem aos combatentes da I Grande Guerra (1914–1918). Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Torrão, com o apoio da Liga dos Combatentes – Núcleo de Alcácer do Sal.
Álbum em Facebook.