Executivo Municipal visita obra do Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado
Updated on 17/01/2025O Executivo Municipal realizou na passada terça-feira (14 de janeiro de 2025), uma visita à obra quase terminada do Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado, localizado na sua margem norte, em Alcácer do Sal.
A visita foi guiada por técnicos que têm acompanhado este projeto que visa fortalecer a ligação entre o rio e a cidade, valorizando o centro histórico e impulsionando a sua revitalização. O futuro centro, situado na zona ribeirinha, irá dedicar-se à promoção do património fluvial e às atividades associadas ao rio.
A empreitada, adjudicada à empresa António Saraiva & Filhos, Lda., que representa um investimento do Município de 942.707,33 euros, é candidata a apoios comunitários.
Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado:
Atividades
– Atividades aquáticas: canoagem, remo e stand up paddle.
Público-alvo
– Numa fase inicial, as atividades serão destinadas à iniciação e à formação: calendarização e mapa de aulas direcionados para a comunidade escolar/educativa.
Operacionalização
– Inicialmente, as aulas serão ministradas no âmbito do ensino secundário e do desporto escolar. Posteriormente, serão feitas abordagens progressivas no 3º ciclo, atividades com cariz lúdico-pedagógico no 2º ciclo, jogos educativos aplicáveis ao 1º ciclo e o brincar prático, o brincar simbólico e o jogo com regras simples no pré-escolar (atividades a serem coordenadas entre os técnicos da CMAS e o Grupo de Educação Física durante o calendário escolar e as interrupções letivas, sujeitas a decisão superior;
– Serão celebrados protocolos com o AEAS e com o AET, para o Centro de Apoio à Divulgação e Fruição e para o CANT, existindo a possibilidade de realizar intercâmbios entre entidades;
– A CMAS irá promover duas ações gratuitas, de formação inicial, no âmbito da canoagem (+ stand up paddle) e do remo para professores, alunos, técnicos da CMAS e comunidade em geral, em data a definir.
Regras
– Regra fundamental: saber nadar;
– Todos os utilizadores terão que, obrigatoriamente, usar colete e respeitar as regras de segurança;
– A questão da segurança será sempre priorizada e salvaguardada, assim como serão sempre relembradas as normas de boa conduta em todas as atividades. Caso as condições climatéricas sejam desfavoráveis, serão encontradas alternativas indoor para a prática desportiva.
Instalações
– O Centro dispõe de 3 balneários: 1 feminino, 1 masculino e 1 para necessidades específicas, equipados com zonas de vestir, casas de banho, duches e cacifos;
– Existe um cais, imediatamente ao lado do Centro, para entrada direta no plano de água;
– O horário de funcionamento, numa fase inicial, será de 2ª a 6ª, das 9h às17h (pausa almoço: 13h-14h);
– Contactos para possíveis dúvidas e esclarecimentos: centrosnauticos@m-alcacerdosal.pt / 961221229.
Embarcações
– 2 embarcações a motor (1 bote + 1 lancha) para apoio nas atividades, sempre que necessário;
– 6 pranchas insufláveis de SUP;
– 10 canoas, de 3 lugares cada;
– 3 kayaks, de 1 lugar cada;
– 2 yolles, de 4 lugares cada, com timoneiro;
– 2 C2, de 2 lugares cada;
– 2 C1, de 1 lugar cada;
– 2 skiffs olímpicos, de 1 lugar cada;
– 1 double olímpico, de 2 lugares;
– 2 biscuits, de 1 lugar cada (adaptáveis para pessoas com mobilidade reduzida).
Benefícios Prática Desportiva – Atividades Aquáticas
Dimensão Física
Desenvolvimento de todas as capacidades físicas de um praticante/atleta: coordenação motora, agilidade, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio e a precisão de movimentos, entre outros.
Dimensão psicológica
A prática desportiva permite a redução de níveis de ansiedade e de stress acumulado na rotina diária, melhora os níveis de concentração e a capacidade de autocontrolo.
No caso das atividades náuticas, visto serem maioritariamente atividades aeróbicas, promovem a libertação de uma substância química que é a endorfina, principal responsável pela sensação de bem-estar, atuando como um antidepressivo natural.
Dimensão Social
A prática desportiva de atividades náuticas fomenta o espírito de equipa e de entreajuda, reforça os laços de amizade e potencia a criação de um espírito coletivo e conjunto que emerge entre os seus praticantes.
A prática desportiva acrescenta valor à formação dos jovens, dotando-os de características que contribuem para a sua formação escolar e profissional, transpondo-as para o mundo escolar e/ou profissional, potenciando a obtenção de bons resultados e contribuindo para a formação de adultos sãos, capazes de viver em sociedade, dotados de melhores valores morais e melhor capacitados fisicamente.
De salientar que as atividades náuticas trabalham e desenvolvem algumas características pessoais que são diferenciadoras ao nível da formação da personalidade de crianças e jovens, sendo de relevar:
– A solidariedade, através da ajuda mútua;
– O espírito de sacrifício, pela aceitação das dificuldades;
– A ambição, ao querer fazer mais e melhor através do treino;
– A superação, ao ultrapassar limites de forma sólida e consistente;
– A humildade, através do treino, com tomada de consciência e de responsabilidades, sem arrogância ou prepotência;
– A excelência, querendo atingir patamares superiores.
Dimensão Ambiental
O envolvimento com o meio ambiente e com o Rio Sado, promover o contacto com a natureza, com a biodiversidade, incutir valores ecológicos e sustentáveis e respeitar a fauna e a vida animal.
Competências Gerais do Setor de Atividades Náuticas
– Explorar as potencialidades das modalidades náuticas através da concretização de atividades municipais, de cariz turístico, lúdico, recreativo, desportivo, competitivo, formativo e escolar;
– Proporcionar o usufruto dos benefícios associados à prática desportiva náutica, a toda a população, nas várias faixas etárias.
Competências Específicas do Setor de Atividades Náuticas
– Gerir os Centros Náuticos de Alcácer do Sal, de acordo com os regulamentos próprios;
– Programar as atividades náuticas municipais;
– Implementar aulas municipais com vários níveis de aprendizagem;
– Projetar atividades de natureza diversa: recreativa/lazer/turística, formativa, competitiva e/ou outras;
– Estimular o gosto pela prática desportiva e pelas atividades náuticas, através de ações de formação e de sensibilização;
– Fomentar o desporto escolar e potenciar centros de formação desportiva escolar;
– Estabelecer protocolos com os agrupamentos de escolas, no âmbito das aulas de Educação Física e dos Cursos Profissionais de Desporto;
– Promover eventos desportivos municipais, assim como cooperar em provas desportivas de caráter recreativo e/ou competitivo;
– Cooperar em parcerias com agentes e entidades desportivas existentes no concelho;
– Articular a colaboração com o movimento associativo concelhio, nas iniciativas que promovam atividades náuticas;
– Prestar apoio a eventos realizados por outras instituições, públicas ou privadas, desde que se revelem de interesse para o Município;
– Disponibilizar informação às federações, clubes, associações, atletas, munícipes, público em geral;
– Assegurar a implementação de políticas e estratégias desportivas municipais;
– Promover ações de formação desportiva no âmbito das modalidades náuticas e temas associados;
– Assegurar as boas práticas desportivas e náuticas, assim como incutir medidas de segurança, capacitar para agir no meio aquático e instruir sobre noções básicas de socorro, salvamento e resgaste.
– Promover a difusão da informação desportiva e náutica;
– Estabelecer intercâmbios com outros clubes náuticos nacionais, europeus e internacionais;
– Promover a sustentabilidade ambiental, envolvendo os parceiros e as comunidades locais, na preservação e valorização dos recursos naturais;
– Proteger a integridade biofísica dos sistemas naturais;
– Integrar a Rede de Estações Náuticas de Portugal;
– Exercer as demais funções atribuídas por lei ou superiormente.
Com o surgimento do Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado, o Município passa a ter mais oferta desportiva. Este facto, que representa uma mais-valia não só no âmbito desportivo, mas também na adaptação e capacitação de sobrevivência em meio aquático, pode ainda vir a tornar-se um importante potenciador turístico.