Skip to main content

Concerto com Ágata

Updated on 16/02/2023
1920x650px_Imagem destaque site_Ágata_150ppi

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai oferecer um espetáculo musical no Auditório Municipal da cidade com o ícone da música portuguesa, a cantora Ágata. O evento, com o apoio da Herdade da Barrosinha, tem início às 21h.

Embora seja um concerto com entrada grátis, os bilhetes devem ser adquiridos antecipadamente no Posto de Turismo a partir de 25 de fevereiro, sendo que cada pessoa apenas pode adquirir dois bilhetes.

 

Biografia

“Maria Fernanda Pereira de Sousa, de seu nome artístico Ágata, nasceu em Lisboa a  11 de novembro de 1959.

Aos 14 anos gravou o seu primeiro trabalho discográfico intitulado “Heróis Trabalhadores”. Nesse ano entrou para o Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional, onde frequentou o curso de música e arte.

Tinha apenas 17 anos quando integrou a formação das Cocktail, com quem gravou vários discos. Conjuntamente com Tozé Brito, emprestou a sua voz ao tema da série “Abelha Maia”. Em 1979 gravou o tema “Caso Meu” da telenovela brasileira “Dona Xepa” e interpretou em dueto com Art Sullivan o tema “L’amour à la Française”.

Participou no Festival RTP da Canção em 1982, com o tema “Vai, mas Vem”, que lhe valeu o Prémio de Revelação do Ano. Fez espetáculos de verão com as Doce, onde permaneceu até à extinção do grupo. Em 1986 foi editado o single “Quentinha e boa” e cerca de um ano depois “Amor Latino”, seguindo-se “Louca por ti” dirigido por Toy.

Mudou de nome artístico para Ágata. Nesse ano, verificou-se também a mudança de editora e, com a colaboração de Ricardo Landum, gravou o álbum “Perfume de Mulher”, com o qual alcançou o seu primeiro disco de platina, um êxito que se manteve por 52 semanas no Top do Made In Portugal.

Em 1995 seguiram-se mais alguns sucessos, como “Maldito Amor”, “Tudo foi por ciúme”, “Mãe Solteira”, “Foi Contigo” e “Desgostos de Amor”. É esse mesmo ano de 1995 que marcou uma nova etapa na vida de Ágata, uma faceta mais romântica e harmoniosa, com a edição de “Escrito no Céu”, onde se destacam os temas “Comunhão de Bens”, “Não mereço tanta dor” e “Quando as luzes se apagarem”.

Em 1998 iniciou-se um novo capítulo na história e carreira de Ágata, com o nascimento do seu segundo filho, a quem dedicou uma música no álbum que nesse ano editou – “De hoje em diante”.

Em 2000, “Sozinha”, tema composto por Ricardo Landum, deu nome a um novo trabalho. Em 2002 foi editado “Viver a dois”.

Em 2002 e 2003 foi protagonista do reality-show “O Meu Nome É Ágata” (SIC), que segue o seu dia-a-dia e em 02005 surgiu um novo trabalho discográfico, intitulado de “Abençoada”, seguindo-se “Sentimentos” em 2006.”