Caminhada ‘Outubro Rosa’ em Alcácer do Sal
Updated on 10/10/2022A delegação de Alcácer do Sal da Liga Portuguesa Contra o Cancro promoveu no dia 9 de outubro uma caminhada com o objetivo de assinalar o Outubro Rosa, iniciativa realizada anualmente um pouco por todo o mundo com o objetivo de consciencializar e sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. A caminhada foi às 9h30 do Parque Desportivo de Alcácer. O itinerário passou pelo Agrupamento de Escolas, Sr. Dos Mártires, Ponte Pedonal, Margem Sul, ponte rodoviária, Avenida dos Aviadores e tem finalização no Jardim Municipal onde se fez uma paragem para distribuir fruta e água pelos caminhantes. Depois desta pausa, seguiram até ao Largo Visconde de Alcácer e subiram a Avenida José Saramago até ao local de partida inicial.
De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro,
“Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, e 1.800 mulheres morrem com esta doença. O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade. Em Portugal, cerca de 1% de todos os cancros da mama são no homem. Grande parte da informação apresentada sobre o cancro da mama é, também, aplicável a homens com cancro da mama.
A investigação continua a esclarecer questões relacionadas com o cancro da mama: são descobertos novos dados acerca das suas causas e novos modos de prevenir, detetar e tratar esta doença. Assim, as pessoas com cancro da mama podem esperar uma melhor qualidade de vida e menor hipótese de morrer devido a esta doença.
Deve falar com o médico acerca do seu risco pessoal para ter cancro de mama; deve colocar questões acerca de quando começar e com que frequência deve fazer exames para despiste da doença. Estas decisões, tal como muitas outras, devem ser estabelecidas individualmente para cada pessoa. É muito importante fazer exames de rastreio, antes de surgirem quaisquer sinais ou sintomas; só assim poderá ajudar os médicos a detetar e tratar precocemente o cancro. Se o cancro for detetado precocemente, a probabilidade do tratamento ser eficaz e bem sucedido é muito mais elevada.”