Biblioteca Municipal de Alcácer acolheu apresentação de livro de Hélder Reis
Updated on 15/02/2024O conhecido escritor e apresentador da RTP, Hélder Reis, marcou presença na tarde de ontem (14 de fevereiro de 2024) na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal para apresentar o livro “Sabemos tão pouco sobre o amor”, uma atividade realizada no âmbito da iniciativa “Amar em Liberdade, em Alcácer do Sal”, que comemorou o Dia dos Namorados no concelho.
“Sabíamos Tão Pouco Sobre o Amor”, o primeiro romance de Hélder Reis, foi lançado em abril de 2023 e conta a história de Amélia, uma jovem que deixa a sua aldeia em Trás-os-Montes por vontade familiar, conduzindo o leitor para uma viagem até ao Brasil. No Rio de Janeiro, uma cidade desconhecida para uma portuguesa que pouco conhecia do seu próprio país, grávida e longe do seu amado, Amélia tem de começar tudo de novo. Enquadrada pela história das duas nações separadas pelo Atlântico e mostrando a boa vontade do povo brasileiro em ajudar a portuguesa recém chegada, este é um romance de perseverança e auto vontade para dar a
volta por cima mesmo quando tudo parece perdido.
Em representação do Município de Alcácer do Sal esteve a chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, Ana Rita Guerra.
SINOPSE
Com o vento a bater-lhe na cara, o olhar no horizonte, Amélia sonhava com uma nova vida, a bordo do paquete Vera Cruz. Deixava para trás o seu Amílcar, sem sequer um beijo de despedida, Verdosa, a sua terra, e o doce sabor das cerejas. Partia rumo ao Rio de janeiro, uma terra que só conhecia dos livros. Na barriga um filho e a promessa de um futuro. Chegada ao Brasil, com ajuda da sua querida e livre amiga Júlia, Amélia descobre que é capaz. Capaz de arranjar um emprego e de se destacar como empregada de excelência na loja de moda, capaz de encontrar uma casa para viver, capaz de dizer não à sua tia beata, que a estrangula entre rezas e regras absurdas, capaz de ter o seu filho e capaz de redescobrir o amor.
Hélder Reis traz-nos o seu primeiro romance, ao som da música brasileira, dos sabores de Portugal e do Brasil, passando pelas épocas dos anos 60 e 70, pelas transformações políticas e sociais em Portugal, pelo glamour das festas do Copacabana Palace, para nos contar a história de Amélia. Uma mulher corajosa e destemida que, a pulso, reconstrói a sua vida, depois de lhe ter sido negado o seu primeiro amor.