Neste dia…
Updated on 23/01/2026
Neste dia…
Há 50 anos, morria o grande cavaleiro João Branco Núncio
26 de janeiro de 1976, Golegã
João Branco Núncio morreu a poucos dias de fazer 75 anos, a cavalo, como passou boa parte da sua vida. Foi, para muitos entendidos, o maior cavaleiro tauromáquico português de todos os tempos e projetou o nome de Alcácer do Sal, associando-o, para sempre, ao mais alto nível do toureio.
Revolucionou esta arte. Deu-lhe delicadeza e elegância. Os cavalos obedeciam-lhe pela firmeza serena e persistente com que os ensinava, não pela força, como todos os outros cavaleiros até ali tinham feito. Com esta estratégia, conseguia uma beleza e um dramatismo nunca alcançados.
João Branco Núncio nasceu em Alcácer do Sal, a 15 de fevereiro de 1901, numa família abastada e poderosa.
Tomou a alternativa na Monumental do Campo Pequeno, em 27 de maio de 1923.
Com tempo, todos se renderam às suas faenas inigualáveis. Foi aplaudido nas maiores praças e pelos melhores públicos, tendo participado em cerca de mil touradas.
No nosso concelho manteve atividade agrícola, chegando igualmente a ser presidente da Câmara Municipal e porta-voz dos agricultores locais.
Decidiu abandonar as arenas a 21 de outubro de 1973.
Quando morreu, treinava um regresso, forçado pela necessidade de ganhar o seu próprio sustento, visto que as suas propriedades haviam sido ocupadas, não escapando aos tempos quentes que se seguiram ao 25 de Abril de 1974.
Foi um dos mais importantes alcacerenses do seu tempo.
Pode aqui ler a biografia de João Branco Núncio.