APEF desafia portugueses a evitar consumir bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro
Updated on 02/01/2023A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai promover, no decorrer do mês de janeiro, uma ação nacional de consciencialização para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.
Segundo os dados do relatório do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), de 2020, o consumo de álcool é mais elevado por parte dos homens, com 19,5 litros de puro álcool per capita por ano, do que das mulheres, que consomem 5,6 litros. O estudo demonstra também que em 2020 foram registados 36.799 internamentos hospitalares, com diagnóstico principal e/ou secundário atribuíveis ao consumo de álcool, envolvendo 27.238 indivíduos em Portugal. Os dados referem ainda que, em 2019, morreram 2.507 pessoas por doenças atribuíveis ao álcool, 27% das quais por doenças atribuíveis a doença alcoólica do fígado.
A iniciativa, sob o mote “31 Dias Sem Álcool”, surge no âmbito do desafio “Janeiro Sem Álcool”, e tem o objetivo de alertar a população para os danos relacionados com o álcool. Esta iniciativa ocorre em simultâneo em vários países, desde 2013, sendo que em Portugal é a segunda vez que a campanha é promovida.
A APEF é uma associação científica, sem fins lucrativos, que congrega profissionais do setor da saúde que se interessem pelas doenças do fígado e das vias biliares. Para mais informações consulte: https://apef.com.pt/.