31ª edição da PIMEL inaugurada com elevada distinção no Pavilhão Gracieta Baião
Atualizado em 23/06/2023“Esta PIMEL vai proporcionar três dias de alegria, três dias de emoções, três dias de liberdade a todos e todas que tiverem o privilégio de a visitar”. Foi deste modo que o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, vaticinou o rumo de mais uma edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas, a 31ª, que teve início na tarde de hoje (23 de junho de 2023) no Parque Urbano de Alcácer do Sal, com a tradicional cerimónia de inauguração. Compuseram a mesa a vereadora Ana Soares, a jornalista Ana Sofia Cardoso, embaixadora do Alentejo e convidada especial da inauguração da feira deste ano, Manuel Fura Jorge, presidente do conselho de administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, Francisco Vacas, presidente da Associação dos Agricultores de Alcácer do Sal (ambos patrocinadores do evento) e Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo.
Na sua intervenção, o presidente Vítor Proença afirmou que “a 31ª edição da PIMEL tem um sabor e significado muito especiais”, por ser “um acontecimento que marca o coração e a alma do povo e das gentes do Vale do Sado”. No discurso, o presidente deu ainda grande ênfase ao facto desta PIMEL ser, pela segunda vez, realizada no novo Parque Urbano de Alcácer, uma obra de 4,5 milhões de euros que muito ajuda a valorizar a cidade e o concelho. Após a inauguração do certame deu-se a habitual volta à feira, com o executivo municipal acompanhado pelos convidados e representantes de entidades de Alcácer. Com a abertura da feira, deu-se também início à animação de rua com a Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer (SFAVA – “Calceteira”), à vigência do espaço criança e do espaço jovem e aos batismos a cavalo com a Escola de Equitação “Entre Amigos – Atividades Equestres” (Herdade de Montalvo) no picadeiro da PIMEL. Mais tarde, teve lugar uma atividade de showcooking no Pavilhão Gracieta Baião. Estas atividades dão o mote para as atuações musicais no palco principal do certame (Palco PIMEL), mais logo, com Ana Moura (22h00), The Pilinha (24h00) e DJs Dupla Mete Cá Sets (01h30).
O foco deste certame, este ano subordinado ao tema “Alcácer do Sal – Terra Histórica”, incide nas atividades desempenhadas por entidades, associações, empresas e artesãos, relacionadas com os produtos endógenos, como o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite e o vinho, assim como a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local. A PIMEL é uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, com cofinanciamento pelo Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo, e conta com a transmissão radiofónica por parte da TDS.