O Peregrino mais famoso do mundo passou por Alcácer do Sal
Atualizado em 15/09/2023Enrique e o seu burro “Espíritu Santo y Amén” são foco de atenção em todos os lugares por onde passam e Alcácer do Sal não foi exceção.
Enrique Balsera, natural de Córdova (Espanha), famoso peregrino que percorre diversos locais sagrados, desde há seis anos, passou por Alcácer e não deixou ninguém indiferente.
Homem do desporto automóvel, piloto das marcas Lamborghini e Audi, sofreu um grave acidente que o deixou imobilizado durante um ano da sua vida. Durante esse ano, Enrique prometeu que, se voltasse a andar, tornar-se-ia peregrino durante a sua vida.
Hoje, viaja com o seu burro (que leva um sino e um chapéu de peregrino com a Cruz de Santiago), não traz telemóvel, relógio ou mapa, apenas uma mochila e o bordão.
Passou em Alcácer, vindo de Fátima, e segue agora rumo a Roma, numa viagem que poderá durar quatro anos.
Num encontro imprevisto, mantido na Praça Pedro Nunes, em frente ao edifício da Câmara Municipal, encontrámos um homem esperançoso num mundo melhor, para quem a liberdade é um valor fundamental, e que segue com fé um caminho que o conduz ao encontro de cada um de nós.
Falou da riqueza que reside na partilha de experiências e no conhecimento de outras pessoas e realidades. De Alcácer, e das pessoas com quem por aqui se cruzou, nestes dias, disse levar a sua “boa energia”.
Tirámos algumas fotografias para eternizar o momento, sob o olhar meigo e atento do “Espíritu Santo”, e registámos a sua apreciação de Alcácer. “É uma terra pura”, expressou no final.
Depois de deixar Alcácer, prossegue o caminho rumo a Roma. Em Liberdade.
Boa viagem, Enrique e Espiri.