Documentário “A Villa dos Centauros” recebe nova nomeação para festival de películas de história
Atualizado em 03/02/2025O documentário “A Villa dos Centauros”, que retrata a descoberta do mosaico encontrado no Porto da Lama, em Santa Catarina, recebeu uma nova nomeação para a seleção oficial do Ogeechee International History Film, que vai decorrer no campus da Georgia Southern University (Estados Unidos da América) no próximo dia 28 de fevereiro. O Município de Alcácer do Sal parabeniza o realizador e todos os envolvidos por mais este reconhecimento.
SINOPSE
“A Villa dos Centauros” foi realizado por Raul Losada no decorrer dos trabalhos arqueológicos no sítio de Porto da Lama, onde foram descobertos os três painéis de mosaicos romanos únicos, obras de arte da cultura romana em Portugal, sendo os primeiros a ser escavados no concelho de Alcácer do Sal.
O documentário, com a duração de 25 minutos, narrado por Zé Valdeira e recriação arqueológica 3D de César Figueiredo, conta com os depoimentos de Margarida Figueiredo, arqueóloga e antropóloga responsável pela escavação do sítio arqueológico, Marisol Ferreira, arqueóloga do município de Alcácer do Sal, Ana Patrícia Magalhães, arqueóloga que estuda a presença romana no Baixo Sado e Cátia Mourão, Historiadora de Arte e especialista em mosaico romano. Esta fabulosa descoberta e todos os dados arqueológicos recolhidos durante as escavações foram o impulso para a produção de um documentário, com o objetivo da sua importante divulgação nacional e internacional.