Projeto “Um Mergulho na História” realiza novos trabalhos de prospeção no rio Sado no decorrer desta semana
Atualizado em 29/05/2023Uma equipa formada por dois técnicos da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), com o apoio do Município de Alcácer do Sal, vai realizar, entre hoje e sexta-feira (dias 29 de maio e 2 de junho) trabalhos de prospeção arqueológica no rio Sado, no âmbito do projeto “Um Mergulho na História”. Esta é a primeira ação de prospeção deste género a ser levada a cabo no nosso rio por investigadores especialistas na área.
A ação pressupõe um “varrimento” do rio Sado com uma sonda, que vai registar todos os elementos anómalos que possam estar presentes no rio, e vai ser realizada entre a área da Barrosinha, onde foram identificadas lixeiras de ânforas datadas da época romana, e a zona da ponte ferroviária nova, perto de Montevil. O objetivo é elaborar uma carta arqueológica subaquática, que vai permitir identificar sítios e vestígios de arqueologia náutica subaquática no trajeto em questão. A campanha conta com a direção dos coordenadores do projeto e de investigadores da Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto, e tem orientação por parte do Setor de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
O projeto “Um Mergulho na História” tem como objetivo a caracterização do património cultural náutico e subaquático do Alentejo Litoral e criar conteúdos em formato digital, para efeitos de comunicação pública da investigação. O projeto visa igualmente a promoção do envolvimento das populações locais na temática da arqueologia náutica e subaquática enquanto valor cultural. O projeto “Um Mergulho na História” teve início em setembro de 2021, sendo desenvolvido ao longo de toda a Costa Alentejana. As tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto são financiadas pelo Orçamento Participativo Portugal (Projeto OPP n.º 466/2018).