Primeira Reunião do executivo camarário determinou atribuição de pelouros na Câmara Municipal de Alcácer do Sal
Atualizado em 03/11/2025
Teve lugar, na manhã de hoje (dia 3 de novembro de 2025), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a primeira Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, na qual foram colocadas à votação, por parte do executivo camarário, propostas referentes, entre outras, à delegação de competências dada aos elementos que compõem o novo executivo, ao novo Regimento da CMAS e à periodicidade das reuniões de Câmara. Deste modo, a proposta referente ao regimento – que visa consagrar as normas relativas à organização e ao funcionamento interno da Câmara Municipal – foi aprovada, como foi a proposta que estabelece a periodicidade das reuniões ordinárias de Câmara – a realizar, como até aqui, nas segundas e quartas quintas-feiras do mês. Decorrente do resultado das eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro, a distribuição de pelouros ficou definida da seguinte forma:
Presidente da Câmara Municipal, Clarisse Maria Gaudino Veredas Campos:
. Coordenação geral e relações externas
. Planeamento estratégico
. Ordenamento do território e Planeamento Urbanístico
. Investimento Económico e Turismo
. Promoção Cultural (leitura, música e artes, museus, património, arquivo histórico, investigação)
. Gestão orçamental, Finanças, Administração, Financiamentos, Inventário e Património
. Execuções Fiscais
. Projetos municipais
. Comunicação e protocolo
. Rede de dados, comunicações e cibersegurança
. Transparência e Proteção de dados
. Feiras e certames
. Redes cicláveis, mobilidade e transportes urbanos
. Gestão urbanística e licenciamentos
. Trânsito e estacionamento
. Fiscalização
. Habitação e Centros Históricos
. Contencioso, assuntos jurídicos e contraordenações
. Património municipal (ativos)
. Gestão de riscos naturais, segurança e proteção civil
. Gestão Florestal
. Recursos Humanos
. Saúde e Vida Saudável
. Educação e Escolas
. Juventude
. Intervenção Social (incluindo: intervenção precoce, crianças e jovens em risco, igualdades, inclusão)
. Idosos e Universidade Sénior
. Desporto, atividades náuticas e movimento associativo
. Gestão de cedência de viaturas a entidades
. Educação ambiental
Vereador Mário Alberto Martins Caixas:
. Obras municipais, empreitadas e administração direta
. Serviços gerais e urbanos
. Espaços verdes, corredores ecológicos e parques urbanos
. Gestão de equipamentos públicos
. Higiene e limpeza
. Eletrificação, iluminação pública e telecomunicações
. Gestão de Frota
. Rede Viária e caminhos
. Ambiente (Águas, Saneamento, Resíduos)
. Proteção animal e gabinete veterinário
Os pelouros a atribuir ao vereador António José Freitas Grilo serão dados a conhecer em breve. Na mesma reunião, ficou também conhecida a composição do Gabinete de Apoio à Presidência, que passa a ser chefiado por Alexandra Isabel Batista João. O apoio administrativo ao funcionamento do órgão executivo mantém-se assegurado pelos Assistentes Técnicos do Município Nuno Manuel Carvalho e Maria Manuela Martins Caixas Carradinha. Todas as propostas da reunião foram aprovadas por unanimidade.