Presidente da Câmara Municipal de Alcácer e da CIMAL reuniu com Infraestruturas de Portugal e CP
Atualizado em 20/01/2023O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), Vítor Proença, acompanhado dos presidentes das câmaras que integram este órgão, reuniu na passada quarta-feira, 18 de janeiro 2023, nas sedes das duas empresas públicas, com a Infraestruturas de Portugal e CP para assegurar melhoria da rede rodoviária e do transporte ferroviário de passageiros no Alentejo Litoral. Foi abordada a melhoria da rede rodoviária da região e a reintrodução de comboios regionais entre Alcácer do Sal e Sines.
Na reunião com o presidente da IP, Miguel Cruz, os autarcas conheceram em detalhe o que já havia sido anunciado no anterior encontro com o então Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos: as obras de alargamento da via IC33/A26 para perfil de autoestrada.
Foi também confirmado pelo presidente da IP que se irão realizar as obras de reabilitação da estrada IC1 entre Alcácer do Sal e Palma, cujo mau estado tem vindo insistentemente a ser denunciado pela Câmara Municipal de Alcácer, e pelos muitos utilizadores da via que liga o sul do país à região de Lisboa. Neste sentido, foi assumido o compromisso de lançar o concurso da reparação no 4º trimestre de 2023.
Quanto à estrada EN253 (Comporta-Alcácer) concluiu-se que será realizada uma vistoria entre a IP e a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, para estudar os modos de intervenção, já que a IP não assegura bermas ao longo de todo percurso.
O encontro com o Presidente da CP, Pedro Moreira, serviu essencialmente para os autarcas reforçarem a exigência de ser reposta a circulação de comboios regionais de passageiros entre Alcácer do Sal e Sines, reforçando a ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e o Alentejo Litoral, onde os investimentos previstos implicam a captação de elevada mão de obra e a consequente necessidade de deslocação. Da reunião, não resultou qualquer garantia por parte da CP, tendo sido solicitado que a CIMAL reforce a pressão política.