Formado em 2022 por iniciativa do Executivo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
Constituído por cantores de idades variadas, é um novo coro polifónico que caminha para o enraizamento da prática coral no concelho. Define-se como coro generalista, com um repertório muito diversificado.
Apresentou-se publicamente a primeira vez em Alcácer do Sal em 2022, com a participação especial de músicos e cantores convidados.
Adotou o nome da moura encantada Almira, que iluminou os sons do castelo desta terra com o canto e a poesia, servindo de inspiração para esta jornada que se pretende que seja qualitativa e de crescimento.
2024
Coral Almira de Alcácer do Sal e Coral de S. Domingos de Montemor-o-Novo
Coral Almira de Alcácer do Sal e Coro do Ciclo de Cultura Musical Bombarralense
Coral Almira de Alcácer do Sal e TuttiEncantus de Setúbal
Fernando Malão iniciou os seus estudos musicais na infância, percorrendo as mais prestigiadas escolas e orquestras nacionais, como o Conservatório Nacional de Música de Lisboa, a Orquestra Portuguesa da Juventude, a Orquestra Sinfónica Juvenil, a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, a Universidade Nova de Lisboa, a Escola Superior de Educação de Setúbal, entre outros.
Enquanto estudante foi bolseiro de mérito da Fundação Calouste Gulbenkian e premiado como músico com várias distinções nacionais e internacionais.
Tem um vasto currículo no campo da pedagogia musical e direção coral, com ações de formação e concertos em Portugal e no estrangeiro. É autor do projeto pedagógico “Brincar Com a Música” e coautor do projeto “Contos Com Música”.
Atualmente é formador e leciona na Escola de Música Municipal de Santiago do Cacém. É também diretor artístico do Coral Atlântico e do Coral Luísa Todi.