Situado na área da igreja de Santa Maria do Castelo o Fórum Romano foi identificado em 1983. Possui uma grande muralha totalmente construída em pedra e uma sala de planta retangular, formada por lajes de mármore branco-acinzentado.
Tudo leva a crer que estas estruturas se prolongam para a zona agora ocupada pela Igreja de Santa Maria, podendo estar-se perante um conjunto edificado que ocuparia uma área de 80×40 metros, correspondendo a um “Fórum Provincial”.
Do espólio encontrado merecem também destaque alguns fragmentos de inscrições, pedaços de estátuas e frisos de molduras em mármore.
Estes edifícios foram ocupados também durante o período muçulmano (século VIII a XI) como o provam os restos de habitação, silos de armazenamento de alimentos, condutas de água e fossas encontradas em níveis superiores.
Depois da conquista de 1217, o local foi ocupado por várias gerações de famílias portuguesas. Em 1612 é referido que aí ficava o edifício da Câmara Municipal de Alcácer, onde permaneceu mais algum tempo antes de ser transferida para a zona ribeirinha de Alcácer do Sal, onde se encontra nos dias de hoje.