A freguesia de Santa Maria do Castelo tem uma área de 435,31 km2. Partilha a cidade de Alcácer do Sal com a freguesia de Santiago e tem como principais atividades económicas a criação de gado, a agricultura, a silvicultura, a caça, a pesca, o turismo, a indústria ligeira e o comércio.
O artesanato é composto pelas artes de correaria, olaria, ferraria, trabalhos em couro, em madeira e em cortiça.
Os lugares que integram esta freguesia, apesar de distantes entre si e divididos pelas duas margens do rio Sado, conhecem as mesmas dinâmicas sociais, económicas e demográficas, contando-se entre estes: Mata de Vale Verde; Foros de Albergaria; Asseiceira; Montevil; Batalha; Ervideira: Monteira; Herdade dos Cachopos; Herdade de Montalvo; Monte Novo do Sul; Bairro da Quintinha da Liberdade; Bairro do Morgadinho; Bairro da Graça; Bairro da Casa do Povo; Bairro de São João; Bairro do Olival Queimado; Palma; Monte Novo de Palma; Quinta do Ouvidor; Herdade do Pinheiro; Herdade de Vale dos Reis; Alberge; Ameira; Bairro das Majapôas (parcialmente) e uma parte da cidade.
O orago da freguesia é Santa Maria.
Destacam-se, no património, o Castelo de Alcácer do Sal, a Igreja de Santa Maria do Castelo, os fornos romanos do Pinheiro, a Feitoria de Abul, o Solar dos Salemas, o Santuário do Senhor dos Mártires, as igrejas da Misericórdia e do Espírito Santo, a Igreja de São Pedro de Montevil, as Capelas de São Bartolomeu e de Maria Resende, mas há outros locais aos quais se recomenda uma visita, como a Herdade do Pinheiro, o Parque Desportivo Municipal e a Reserva Natural do Estuário do Sado. É também nesta freguesia que fica situado o parque de campismo municipal.
Os pratos mais apreciados são as batatas de rebolão, o feijão adubado, as migas com carne de porco ou entrecosto, carne de porco à alentejana, ensopado de borrego, ensopado de enguias, enguias fritas, choco frito, cozido à portuguesa e cabidela. Da doçaria constam as famosas pinhoadas, rebuçados de ovos, bolo de mel, tarte de pinhão e os bolos de pinhão.