Moeda da Idade do Ferro encontrada em Alcácer patente no novo Museu da Escrita do Sudoeste em Almodôvar
Atualizado em 17/06/2024A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, através do Setor de Arqueologia, Património e Museus, fez-se representar este sábado (15 de junho de 2024) na inauguração (ampliação e modernização) do Museu da Escrita do Sudoeste (MESA), em Almodôvar, no qual se encontra exposta uma moeda de Alcácer, que data da Idade do Ferro.
O MESA é o ponto de partida para o entendimento da História de um vasto território que se estende por Portugal e Espanha. Conceptualmente, caracteriza-se pelo início da História, e mostra a forma ancestral que os povos que habitavam este território há mais de 2500 anos usavam para comunicar. Ali, podemos encontrar um notável conjunto de estelas epigrafadas e objetos legados pelos cónios e povos que estabeleceram contatos nestas paragens na Idade do Ferro. As moedas encontradas em Alcácer, datadas do século II a.C., enquadram-se na narrativa do guião museográfico, atendendo à contextualização dos vários suportes com inscrições.
O pedido de peças para integrar este museu reveste-se de extrema importância, tanto para o MESA como para o Município de Alcácer, sendo que este último passará a ser divulgado num espaço que acolhe milhares de visitantes por ano. Recorde-se que a proposta que viabilizou o estabelecimento de um protocolo para a cedência desta peça arqueológica, por parte da Câmara Municipal de Alcácer ao Município de Almodôvar, foi aprovada em Reunião de Câmara realizada no passado dia 23 de maio.