A comunicação de anomalias nas redes públicas de drenagem de águas residuais pode ser feita diretamente através dos seguintes contactos:
Município de Alcácer do Sal
Unidade Municipal Hídrica
Dirigente intermédio de 3º grau: Edgar Costa
E-mail: domsu@m-alcacerdosal.pt
Piquete das Águas – 913 583 034
Piquete dos Esgotos – 93 420 16 34
Linha Verde para assuntos de águas, esgotos e saneamento – 800 210 504
:: Para mais informações consulte o Regulamento do Serviço de Saneamento de Águas Residuais
Após ser distribuída a água é utilizada para os mais variados fins, nomeadamente, num sistema de abastecimento vulgar, para usos domésticos, comerciais, industriais e municipais. Estes usos mudam as características das águas e tornam-nas impróprias em geral para reutilização, sendo indispensável a sua drenagem e tratamento, a fim de não causarem prejuízos à saúde ou comodidade das populações e ao meio ambiente.
As Águas Residuais são classificadas, de acordo com o Decreto-Lei 236/98 de 1 de agosto, nos seguintes tipos:
Sistemas de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais
N.º Total de Sistemas de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais: 23
N.º de Estações de Tratamento de Águas Residuais: 14
N.º de Fossas Séticas Coletivas: 8
N.º de Estações Elevatórias para Águas Residuais: 4
A população servida por sistema de drenagem e tratamento de águas residuais no concelho de Alcácer do Sal é 90% e 52%, respetivamente. A entidade gestora dos sistemas drenagem e tratamento de águas residuais é a Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
Distribuição Geográfica das ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) no concelho de Alcácer do Sal
Recomendações na utilização da rede de águas residuais
Não coloque no esgoto:
Ao zelar pelo bom funcionamento da sua rede predial de águas residuais/ esgotos está a contribuir para evitar entupimentos. Deve evitar deitar lixo nos esgotos da sua habitação, uma vez que esta prática constitui uma das principais causas de entupimento das redes prediais e públicas de águas residuais domésticas.
Um entupimento nos esgotos pode trazer variados problemas e afetar um grande número de pessoas e redes de drenagem públicas, com custos muito elevados e trabalhos de reparação muito morosos.
É da responsabilidade da autarquia a resolução de desentupimentos que ocorram nos coletores de esgotos instalados na via pública.
Os proprietários são responsáveis por reparações/ desentupimentos que ocorram nas suas redes prediais de águas residuais (canalizações do prédio ou habitação).
Coloque os resíduos no local apropriado!