Gen10s promove igualdade digital na Escola Básica Pedro Nunes em Alcácer do Sal
Atualizado em 28/06/2022Numa era cada vez mais digital, com um rápido desenvolvimento face às necessidades de trabalho e educação durante a situação pandémica, é fundamental proporcionar recursos e oportunidades necessários para o domínio das novas tecnologias, facilitando a participação e conquistas plenas em sociedade. A Escola Básica Pedro Nunes foi uma das escolas nacionais onde o projeto Gen10S foi instalado, começando com o objetivo de ensinar programação de código informático a crianças para criação de estórias, jogos e animações.
Ao todo, 100 alunos do 5ºano de escolaridade e 10 professores da Escola Básica Pedro Nunes de Alcácer do Sal participaram em 2021 no Programa Gen10s Portugal e teve como responsável a professora Teresa Santos, que refere como vantagem o conjunto de “competências prescritas quer no perfil do aluno para o século XXI, quer nas aprendizagens essenciais das diferentes disciplinas”. Destaca-se assim a integração informática nas diferentes áreas do currículo escolar e as práticas educativas tornam-se mais dinâmicas e inovadoras, no mundo digital do século XXI.
Desde 2015 que a Google se conectou à associação espanhola Ayuda en Acción para desenvolver o projeto Gen10s que tenta flexibilizar obstáculos sociais e económicos que criam desigualdade nas áreas digitais e da educação. A Google desafiou então a SIC Esperança em 2017 a fazer o mesmo em Portugal, após os resultados positivos obtidos em Espanha. O projeto continua no objetivo de garantir que as conquistas são baseadas no esforço e mérito, ultrapassando fatores socioeconómicos e de género.