Skip to main content

TEATRO: “Insónia”

Atualizado em 28/03/2023
Fernando Mendes - Insónia

“Insónia” (M12) é a peça de teatro que vai poder ser vista no Teatro Vicente Rodrigues, na vila do Torrão, na noite de 22 de abril (sábado), a partir das 21h. Promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal em parceria com a Sociedade 1.º de Janeiro Torranense, o espetáculo tem entrada gratuita e insere-se no âmbito da comemoração do 49.º aniversário do 25 de Abril.

Nesta peça, com autoria e encenação de Roberto Pereira, Fernando Mendes encarna a solo na pessoa de Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com a corda no pescoço. Tanto financeiramente, como familiarmente. É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos.

Custódio encontra-se à beira do divórcio. É um marido ausente e um pai ainda mais. Não tanto por falta de amor, mas mais de energia… É, em boa verdade, um tipo sem grande profundidade intelectual e sem grandes teses filosóficas. Por sua vez, é desenrascado e tem lábia de vendedor. O típico português de café que fala de tudo sem dizer quase nada.

Certa noite, Custódio não consegue dormir. Tem uma terrível insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções. Só que, por mais que grande parte dos seus problemas tenham soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil. Assistimos, então, a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir.

Pelo meio desta “Insónia” vamos assistindo a alguns programas de televisão que Custódio vai vendo para “ver se chama o sono”, onde Fernando Mendes protagoniza momentos muito improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida. Um espetáculo para brincar com coisas sérias.

 

(Informa-se que, durante a realização desta iniciativa, serão recolhidas imagens fotográficas e/ou vídeo, com a finalidade de arquivo e divulgação em publicações, site e redes sociais do Município.)