Cidalisa Guerra apresentou o livro “Comporta Aberta” na Casa da Cultura da Comporta
Atualizado em 03/10/2022A Casa da Cultura da Comporta, recebeu no dia 1 de outubro de 2022, às 16h, a apresentação do livro “Comporta Aberta – Retratos de uma Comporta antiga”, pela autora Cidalisa Guerra.
A iniciativa, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e Fundação Herdade da Comporta, teve apresentação da jornalista Paula Castanho, da coordenadora geral do Projeto Social da Fundação Herdade da Comporta, Joana Espírito Santo, e da psicoterapeuta/psicanalista Isabel Empis. A fadista Bia Ferreirinha teve uma participação musical na iniciativa.
Cidalisa Guerra é uma jornalista, natural da Comporta, que fez a sua vida profissional na RTP e que neste seu segundo livro decidiu mergulhar no passado da sua terra e relatar vidas e alterações sucessivas que firmaram a realidade de hoje. Em pequenos capítulos fáceis de ler, o leitor descobre costumes e evoluções que surpreendem os forasteiros, os recém-chegados e permitem aos locais descobrirem ou recordarem o passado
Muito antes de ser a realidade cosmopolita de hoje que muitos procuram ou frequentam, a Comporta foi feita de histórias vividas pelos seus naturais e por aqueles que foram chegando e ali se instalaram e viveram, criando raízes e participando nas diferentes fases de uma transformação surpreendente. Histórias de uma Comporta Aberta é uma viagem ao passado e à evolução de uma terra idílica, mas onde a vida nem sempre foi fácil, ao ponto de ser comparada frequentemente com África.