Campanha de Recolha Porta-a-Porta já arrancou
Atualizado em 02/11/2023
O Município de Alcácer do Sal encontra-se a implementar, o projeto-piloto “Campanha de Recolha de Resíduos Porta-a-Porta”, centrado na recolha de biorresíduos e lixo comum.
Ontem, dia 1 de novembro de 2023, já tivemos trabalhadores municipais no terreno, a explicar aos moradores em alguns dos bairros abrangidos, em que consiste a ação com mais pormenor e a esclarecer todas as questões.
Os objetivos deste projeto, cujo mote é “CONCELHO LIMPO, DEVER DE TODOS”, são:
A melhoria ao nível da separação de resíduos, reduzindo a fração de recicláveis e biorresíduos que seguem incorretamente para aterro;
Promover uma maior consciência ambiental e comodidade da população;
Aumentar a sustentabilidade e os ganhos ambientais.
De momento, serão abrangidos os bairros a noroeste da cidade de Alcácer do Sal: Br.º do Laranjal, Qt.ª da Oriola, Olival da Boavista, Olival de Fora e Telheiros. Nestes locais, serão distribuídos, pelas diversas habitações, mais de 400 pontos de recolha de separação de lixo. A recolha dos resíduos será depois efetuada com recurso a uma viatura elétrica e dois assistentes operacionais do Município, de acordo com os circuitos, definidos em função da tipologia dos resíduos a recolher. Este é o ponto de partida para implementar no concelho uma nova forma de gerir os resíduos produzidos em nossas casas.
Existem dias/horas específicos de recolha de Biorresíduos e Lixo Comum:
Os BIORRESÍDUOS serão recolhidos no verão a partir das 21h e no inverno a partir das 20h, todas as segundas, quartas e sextas-feiras.
O LIXO COMUM será recolhido no verão a partir das 21h e no inverno a partir das 20h, todas as terças, quintas-feiras e sábados.
É só colocar o respetivo ecoponto à porta de casa, de forma a que os serviços municipais recolham o lixo. O habitante deverá depois higienizar o ecoponto e voltar a utilizá-lo. No caso de não se encontrar em casa, aquando da visita dos serviços municipais, pode agendar nova visita ou obter mais informações através do contacto 265 247 037.
O orçamento do projeto, de cerca de 62 mil euros, prevê a aquisição de contentores para distribuir pelos residentes na área do projeto. A Câmara Municipal vai distribuir flyers oportunamente com toda a informação sobre a separação dos resíduos: quais devem ser depositados e em que contentor.
“CADA LIXO NO SEU LUGAR”, CONTAMOS CONSIGO.