Autoridade Marítima lança campanha de sensibilização sobre “Mar de Inverno”
Atualizado em 15/01/2025A Autoridade Marítima Nacional (AMN) lançou, no dia 6 de dezembro de 2024, a sua primeira campanha sobre o “Mar de Inverno”, alertando para perigos como a queda de pessoas nas arribas, que desde 2023 matou 35 pescadores desportivos. “Se o mar mete respeito, porque insistimos em desafiá-lo?” é o mote da primeira campanha desenvolvida pela AMN sobre o mar de inverno, que provém da necessidade de alertar os cidadãos para os perigos do mar, que nesta altura se agravam sem que haja vigilância nas praias.
“Mar de Inverno” é uma campanha vocacionada para a população em geral, para os pescadores lúdicos e para os pescadores profissionais. A maioria dos mortos, de acordo com a informação da AMN, advém de pessoas que caem das arribas, sejam pescadores de pesca lúdica, seja a população em geral que “espreita para ver a vista e tirar uma fotografia”. Entre 2023 e 2024 foram registadas cerca de 35 mortes de pescadores de pesca lúdica.
Entre os cuidados e recomendações de segurança que se destacam estão os destinados aos pescadores, para terem atenção à meteorologia quando saem para o mar e terem atenção aos avisos que os capitães de portos fazem relativamente ao estado das barras. Recomenda-se também que as pessoas evitem aproximar-se dos molhes e das arribas para tirar fotografias ou das praias quando o mar está revolto e que nunca devem andar sozinhas nestas zonas perigosas. Relembra-se que se deve ter especial cuidado com as crianças e que em caso de acidente deverão de imediato ligar para o 112.