Assembleias Municipais elegeram esta segunda-feira dirigentes das CCDR
Atualizado em 13/01/2026
As Assembleias Municipais de todo o território continental reuniram-se esta segunda-feira para proceder à eleição dos responsáveis das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Em Alcácer do Sal, eram 26 os inscritos para votar – eleitos na Câmara e na Assembleia Municipal, incluindo os presidentes de Junta de Freguesia. Registaram-se 16 votos, dos quais 14 a favor, um branco e um nulo.
No caso da CCDR Alentejo, o vencedor foi Ricardo Pinheiro, antigo secretário de Estado do Planeamento. E, segundo o Ministério da Economia e da Coesão, os vencedores das eleições para as restantes CCDR foram Álvaro Santos, no Norte; Ribau Esteves, no Centro; Teresa Mourão Almeida, em Lisboa e Vale do Tejo e José Apolinário, no Algarve.
A nível nacional, o ato eleitoral envolveu um universo superior a 10.700 eleitos locais.
Estas eleições assumem particular relevância para a definição das estratégias regionais de desenvolvimento, uma vez que determinam a liderança das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), entidades responsáveis pela coordenação das políticas públicas ao nível regional. As CCDR têm um papel central no planeamento do território, na execução de fundos europeus, na promoção da coesão económica e social e na articulação entre a administração central e as autarquias.
Ao envolverem diretamente os eleitos locais no processo de escolha dos presidentes das CCDR, estas eleições reforçam o peso das autarquias na governação territorial.