Alunos de Erasmus de Itália e Turquia recebidos na Câmara Municipal
Atualizado em 30/04/2024
O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, recebeu hoje (30 de abril de 2024), no salão nobre dos Paços do Concelho, alunos e professores oriundos de Itália e Turquia, que participam no programa Erasmus+.
Paulo Anunciação, da direção do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal (AEAS) e responsável pelos cursos profissionais ministrados neste agrupamento, é um dos professores que acompanha estes jovens e professores no périplo pelo concelho. A estadia em Alcácer, de 28 de abril a 3 de maio, prevê um conjunto de atividades que contempla a visita à Camara Municipal, ao Posto de Turismo, ao Museu Pedro Nunes, à Cripta Arqueológica e um pequeno passeio a bordo do galeão do sal “Pinto Luísa”, ao final da tarde de hoje.
Vítor Proença, que ofereceu lembranças aos presentes, percorreu, de forma breve, alguns aspetos da nossa história e desejou que esta estadia fosse ao encontro das expetativas destes jovens visitantes e seus professores que salientaram “a beleza e a limpeza da cidade”, tendo revelado muita vontade de cá voltar.
Também estiveram presentes, nesta receção onde não faltou um beberete de boas-vindas, o chefe da Divisão de Educação do Município, José Branco, acompanhado por técnicos da área.
O AEAS concretizou uma candidatura ao programa Erasmus+ para o biénio 2023/2025. Este projeto iniciou-se no ano letivo 2023/2024 e prolongar-se-á até 2025. A área de formação que irá dinamizar o projeto será a turma do curso de restauração do 10.º ano. São parceiros: a Escola Kepez Anadolu Lisesi, da cidade de Antalya na Turquia, e a Escola Secundária de Luino, da região da Lombardia, em Itália.
O projeto, cujo tema é “A gastronomia e o turismo como pontes para o mundo”, apresenta como objetivos:
– Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre outras culturas distintas das suas, através da partilha de vivências distintas;
– Promover o respeito pela diferença e a abertura de espírito a outros cidadãos tendo por base a excelência do acolhimento;
– Partilhar diferentes culturas, tendo como elo de ligação a gastronomia e o património turístico – histórico e cultural;
– Aprofundar as competências linguísticas como segunda língua de contacto.