Perigo muito elevado de incêndio rural – 19 a 21 de setembro de 2026
Atualizado em 18/09/2026
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcácer do Sal informa que, entre os dias 19 e 21 de setembro, estão previstas condições meteorológicas favoráveis ao agravamento do perigo de incêndio rural, caracterizadas por valores reduzidos de humidade relativa, fraca recuperação noturna e ocorrência de vento. Estas condições poderão favorecer a ocorrência de ignições e dificultar as ações de controlo e supressão de eventuais incêndios.
Para o concelho de Alcácer do Sal encontra-se previsto Perigo de Incêndio Rural de Classe IV – MUITO ELEVADO durante este período.
🔥 MEDIDAS DE PREVENÇÃO
O SMPC recomenda à população a adoção de comportamentos responsáveis e preventivos, devendo ser cumpridas todas as restrições aplicáveis ao uso do fogo e às atividades suscetíveis de provocar ignições.
Deve ser prestada especial atenção a trabalhos realizados em espaços rurais, utilização de maquinaria e equipamentos, deposição de materiais incandescentes e quaisquer outras atividades que possam constituir fonte de ignição.
A população deverá acompanhar permanentemente as informações do Município, Proteção Civil, IPMA, ICNF, GNR e Corpos de Bombeiros, adequando os seus comportamentos ao nível de perigo existente. A ANEPC recomenda expressamente o reforço das medidas de prevenção e precaução durante este período.
❤️ CUIDADOS COM A SAÚDE
Durante períodos de maior calor ou perante a proximidade de um incêndio, devem também ser adotados cuidados acrescidos de proteção da saúde:
- Beba água regularmente, mesmo que não tenha sede, e evite bebidas alcoólicas;
- evite exposição prolongada ao sol e atividades físicas intensas durante as horas de maior calor;
- utilize roupa leve, chapéu e procure permanecer em locais frescos e arejados;
- dê especial atenção a crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida e trabalhadores no exterior.
- perante fumo proveniente de incêndios, evite a exposição e permaneça, sempre que possível, no interior de edifícios, mantendo portas e janelas fechadas;
- evite atividades no exterior em zonas afetadas pelo fumo e mantenha a medicação habitual no caso de doença respiratória crónica;
- perante dificuldade respiratória, alteração do estado de consciência ou outros sinais de alarme, afaste-se da zona de fumo e procure assistência médica.
☎️ Em caso de emergência: 112
☎️ SNS 24: 808 24 24 24
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcácer do Sal continuará a acompanhar a evolução da situação, em articulação com as entidades competentes, divulgando informação adicional sempre que necessário.
Proteja-se. Previna comportamentos de risco. Um incêndio evitado começa em cada um de nós.