Joana Freixa é a “Melhor Jovem Agricultora da Europa”
Atualizado em 21/11/2025
(Fonte da foto: Facebook da Confederação dos Agricultores de Portugal – CAP)
A jovem alcacerense Joana Vacas Freixa foi distinguida com o prémio “Melhor Jovem Agricultora da Europa”, no 11.º Congresso Europeu de Jovens Agricultores que teve lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na passada quarta-feira (19 de novembro).
O prémio atribuído a esta jovem, que representa a quarta geração de uma família de agricultores de Alcácer do Sal, tem um valor pecuário de cinco mil euros e reconhece o seu contributo para o desenvolvimento rural e para as práticas de desenvolvimento sustentável.
Recorde-se que Joana Vacas Freixa arrecadou igualmente, em junho deste ano, o título de Jovem Agricultora do Ano, no Concurso Nacional de Jovens Agricultores (iniciativa da CAP), com o seu projeto de reativação da exploração de gado ovino, em particular da raça merino preto, autóctone do território. Outros projetos em que tem estado envolvida passam pelo cultivo de cereais e arroz e a gestão sustentável de montado de sobro.
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal congratula Joana Vacas Freixa por conquistar mais este prémio, que vem reforçar o seu inquestionável mérito na área da agricultura e frisar a importância do trabalho por si desenvolvido.