Município associa-se a campanha de sensibilização para prevenção do cancro do pâncreas
Atualizado em 27/10/2025
No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, que se assinala no próximo dia 20 de novembro, o Clube Português do Pâncreas (CPP), secção especializada da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), está a promover uma campanha nacional de consciencialização para o cancro do pâncreas, um dos cancros mais letais e silenciosos. Sob o mote “O tempo de agir é agora”, esta iniciativa visa alertar a população para o aumento da incidência e mortalidade do cancro do pâncreas, um dos mais letais e silenciosos, e reforçar a importância da prevenção e deteção precoce.
O cancro do pâncreas desenvolve-se quando as células desta glândula abdominal crescem de forma descontrolada. A forma mais comum, o adenocarcinoma ductal pancreático, representa mais de 90% dos casos e é conhecida pela sua elevada agressividade. Embora a idade e a predisposição genética sejam fatores impossíveis de alterar, existem outros fatores de risco associados ao estilo de vida que podem ser prevenidos, tais como: tabagismo; obesidade e excesso de peso; diabetes; dieta rica em açúcares refinados, gorduras, carnes vermelhas e produtos processados e pancreatite crónica.
Para mais informações sobre o Cancro do Pâncreas, consulte o site da Saúde Digestiva, através do seguinte link: https://saudedigestiva.pt/
Sobre a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG)
A SPG é uma associação científica de utilidade pública, sem fins lucrativos que, desde 1989, tem por objeto promover o desenvolvimento da Saúde Digestiva ao serviço da saúde da população portuguesa. Estimula a investigação no domínio da Gastrenterologia, estabelecendo contactos e intercâmbio nacional e internacional entre os diversos profissionais ligados à especialidade. A SPG desenvolve também atividades educacionais para os profissionais de saúde e população em geral e exerce atividades de consultadoria no campo desta especialidade. Para mais informações consulte: www.spg.pt.