Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado foi inaugurado no sábado
Atualizado em 24/02/2025
A cerimónia de inauguração do Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado, na cidade de Alcácer do Sal, aconteceu no dia 22 de fevereiro de 2025 (sábado), num evento aberto ao público a partir das 10h30, que contou com a presença de inúmeras entidades locais e regionais.
Álbum completo em Facebook.
A cerimónia teve intervenções do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, e de um dos técnicos e coordenadores do novo setor de Atividades Náuticas, Valdemar Santos. Também contou com animação musical das duas bandas filarmónicas da cidade, Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer (Calceteira) e Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (Pazôa), um beberete oferecido pelo Município e ainda uma visita guiada personalizada pelo espaço, com os técnicos do setor, para grupos de 10 de cada vez.
Para o presidente da Câmara, “este centro é muito importante para a cidade porque este rio maravilho é um rio de culturas e fonte de vida”, sendo projetado “há 4 anos para que a juventude e pessoas que nos visitam possam usufruir”. “Uma das obras maravilhosas onde eu estive envolvido é este centro náutico”, afirmou o autarca.
O projeto, que visa fortalecer a ligação entre o rio e a cidade, valorizando o centro histórico e impulsionando a sua revitalização, irá dedicar-se à promoção do património fluvial e às atividades associadas ao rio. O Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado irá focar-se nas atividades aquáticas: canoagem, remo e stand up paddle. Numa fase inicial, as atividades serão destinadas à iniciação e à formação: calendarização e mapa de aulas direcionados para a comunidade escolar/educativa. Aliás, serão celebrados protocolos com o AEAS e com o AET, para o Centro de Apoio à Divulgação e Fruição e para o CANT, existindo a possibilidade de realizar intercâmbios entre entidades.
O Centro dispõe de 3 balneários: 1 feminino, 1 masculino e 1 para necessidades específicas, equipados com zonas de vestir, casas de banho, duches e cacifos; e um cais parto imediatamente ao lado do Centro, para entrada direta no plano de água.
As embarcações disponíveis são:
-2 embarcações a motor (1 bote + 1 lancha) para apoio nas atividades, sempre que necessário;
– 6 pranchas insufláveis de SUP;
– 10 canoas, de 3 lugares cada;
– 3 kayaks, de 1 lugar cada;
– 2 yolles, de 4 lugares cada, com timoneiro;
– 2 C2, de 2 lugares cada;
– 2 C1, de 1 lugar cada;
– 2 skiffs olímpicos, de 1 lugar cada;
– 1 double olímpico, de 2 lugares;
– 2 biscuits, de 1 lugar cada (adaptáveis para pessoas com mobilidade reduzida).
Com o surgimento do Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado, um projeto proposto a fundos comunitários, o Município passa a ter mais oferta desportiva. Este facto, que representa uma mais-valia não só no âmbito desportivo, mas também na adaptação e capacitação de sobrevivência em meio aquático, pode ainda vir a tornar-se um importante potenciador turístico. Irá funcionar, numa fase inicial, será de 2ª a 6ª, das 9h às17h (pausa almoço: 13h-14h) e quaisquer esclarecimentos e dúvidas devem ser remetidos para centrosnauticos@m-alcacerdosal.pt ou telefonicamente para 961221229.