Biblioteca Municipal de Alcácer acolheu apresentação de livro de João Tordo
Atualizado em 06/05/2024O autor lisboeta João Tordo marcou presença na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal na tarde de sábado (4 de maio de 2024) para apresentar o seu livro “Anatomia dos Mártires”, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril. O vereador Manuel Vítor de Jesus marcou presença em representação do Município de Alcácer do Sal.
BIOGRAFIA
João Tordo nasceu em Lisboa em 1975 e escreve livros que atravessam vários géneros, divididos entre o romance, o policial e o ensaio. Livros esses que estão editados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Brasil, Hungria, Espanha, Argentina, México e Uruguai.
Venceu o Prémio Literário José Saramago em 2009, com o romance As três vidas, e o Prémio Literário Fernando Namora em 2021, com Felicidade. Foi ainda finalista do Prémio Literário Europeu, do Prémio P.E.N. Clube, do Prémio Oceanos, do Grande Prémio de Romance e Novela APE e do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, entre outros.
Sinopse do livro: “No epicentro da crise financeira em Portugal, um jornalista demasiado ambicioso decide provar ao seu editor – Raul Cinzas, o inveterado comunista que os leitores de Tordo conhecerão de Biografia Involuntária dos Amantes – que é capaz de muito mais do que ser um mero repórter. Aproveitando a entrevista a um biógrafo de um mártir religioso, o jornalista faz uma analogia com a história de Catarina Eufémia, a camponesa assassinada, em 1954, por um tenente da GNR a mando da PIDE. Ícone da Esquerda revolucionária, Catarina Eufémia é uma figura envolta em mistério, tanto quanto a exaltação que a sua figura suscita, mais de cinquenta anos após a sua morte.”