Física Sobre Rodas

Atualizado em 05/07/2023
Física Sobre Rodas (site)

Um Circo da Física, um Planetário e Observações Astro, são as propostas a realizar no dia 18 de julho de 2023 (terça-feira), na cidade de Alcácer do Sal, no âmbito da atividade “Física Sobre Rodas”, promovida pelo Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST) com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer. A participação nas atividades não requer inscrição.

Circo da Física – Largo Luís de Camões – entre as 15h30 e as 00h

Consiste na realização de experiências diversas, destinadas à população em geral, preferencialmente a partir dos 6 anos de idade. Estas experiências serão explicadas aos espetadores com maior ou menor profundidade consoante o interesse e participação dos presentes.

Planetário – Largo 25 de Abril (na sede da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer) – entre as 15h30 e as 19h

Pressupõe a presença de um planetário móvel, que permitirá a observação do céu noturno, mesmo durante o dia. No planetário será possível observar as estrelas, constelações, bem como outros astros.

Observações Astro – margem sul do rio Sado – entre as 21h45 e as 02h

Contempla observações astronómicas com telescópios, a realizar à noite na margem sul do rio Sado.

O Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico é um núcleo de estudantes sem fins lucrativos, com o objetivo de divulgar a Física de uma forma atrativa e acessível a toda a comunidade. O protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e o Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico para participação no projeto “Física Sobre Rodas” foi aprovado em Reunião de Câmara realizada no passado dia 22 de junho.

(Informa-se que, durante a realização desta iniciativa, serão recolhidas imagens fotográficas e/ou vídeo, com a finalidade de arquivo e divulgação em publicações, site e redes sociais do município.)